sexta-feira, 8 de abril de 2011

Medicina Chinesa - Introdução 4


Acupunctura:


A acupunctura, técnica mais conhecida da Medicina Chinesa por cá, consiste na aplicação de agulhas filiformes em pontos de acupunctura.


Os canais, como se de um rio se tratasse, muitas vezes têm obstrucções. Essas obstrucções provocam dor e outros distúrbios no organismo.


Ao introduzir as agulhas nos pontos, temos acesso à central de controlo do rio. Desta forma, segundo o princípio terapeutico definido anteriormente (no diagnóstico), manipulam-se as agulhas para obter o efeito desejado.


É indolor?


Sim e não. Em princípio a pessoa não sentirá dor, anãop ser que a punctura seja mal feita. No entanto sentirá a "sensação acupunctural" (Deqi - obter o qi). Sentirá isto através de várias sensações: peso, choque eléctrico, caimbra, preso, formigueiro...


Isto é Bom ou mau?


É óptimo. Com esta sensação, o efeito pretendido será muito mais forte, ou seja, o tratamento será mas eficaz.


Em que será útil utilizar a acupunctura?

É número um nas patologias dos canais e colaterais. No entanto, tem pode tratar distúrbio internos. Quando puncturamos com o objectivo de tratar distúrbio internos, funciona como dar à chave um carro, como dar uns "socos" ao órgão para que ele acorde. Mas para tratar os órgãos internos dou preferência à farmacopeia chinesa.


Sem comentários:

Enviar um comentário