terça-feira, 26 de abril de 2011

Cuidados Pós-Páscoa


Nesta quadra pascal a gastronomia está no Top das preocupações e pensamentos das pessoas. No entanto, é sempre uma alimentação rica em açúcar, carnes e gorduras.
Muitas pessoas que vi, ressentiram-se desses excessos (claro que estas no seu dia-a-dia optam por ter uma alimentação saudável).

Ajudas para se recuperar:

- Indigestão, enjoo, dor cabeça frontal, dor e distensão abdominal que piora com a pressão: tomar chá preto ou vermelho (não confundir com chá rooibos).
- Obstipação: pinhões, sementes de linhaça

- Para desintoxicar o corpo e melhorar o funcionamento do Estômago, estes dias acrescente à sua alimentação os seguintes alimentos:
Toranja, chá verde, chá preto, chá vermelho, chá de flor de rosa vermelha, alho, lichi, coentros, gengibre, nabo.

- Evite: marisco, castanhas, carnes ou peixes, gorduras, lacticínios, que são tudo alimentos de difícil digestão. Para compensar estes alimentos a que está habituado, utilize mais os legumes e cereais (arroz, aveia, cevada, centeio…).

- Não coma excessivamente, preenchendo apenas 70/80% da capacidade do Estômago (fica com uma ligeira sensação de vazio e, passado uns minutos, a sensação de estar satisfeito chega).
Mastigue bem os alimentos e coma devagar. Para isso acalme a sua mente logo que se sente à mesa.

- Coma apenas quando o seu corpo pedir.

Devemos comer porque precisamos e não apenas porque achamos bom.

Lembre-se que a saúde, doença ou morte não têm dias marcados para acontecer. Sem excepção ou intervalo, devemos comer sempre a mesma quantidade todos os dias.

A doença não tira férias ou feriados, tal como a morte também não tira férias ou deixa de aparecer porque se cometeu excessos num dia de festa.
Agora sim, já está preparado para os dias que se seguem!

Sem comentários:

Enviar um comentário