sexta-feira, 15 de abril de 2011

Dismenorreia (dor menstrual)



Menstruação:


Tradicionalmente pensa-se que a Menstruação aparece por volta dos 14 anos (7x2), aparecendo uma vez num ciclo de 28 dias. A menstruação dura entre 3 a 7 dias e normalmente desaparece a uma idade aproximada de 49 anos (7x7).


Etiologia:


Considero que as duas principais causas são a alimentação e as emoções. Manifesta-se por dor abdominal inferior antes, durante ou após a menstruação. O Fígado, os canais Ren Mai e Chong Mai, o Baço e o Rim são responsáveis pela fisiologia da Menstruação.


Geralmente é produzido por Obstrução ou Insuficiência. Se a dor aparece antes e durante a menstruação, corresponde a Excesso.


Se aparece mais no fim ou depois da menstruação, corresponde a Vazio.


Por Deficiência (Xu): Vazio de Qi e sangue que não nutrem o útero, impedindo o fluxo normal da menstruação.


Por Excesso (Shi): Frio ou ingestão de bebidas frias que provocam estase de sangue no útero e consequente estagnação de Qi.


Tipo Vazio (Xu) pode ser por: Vazio de Qi e Xue ou por Vazio de Xue e Essência


Tipo Excesso (Shi) pode ser por: Estagnação do Qi do Fígado (emoções), Estagnação de Qi e sangue, Estagnação de Frio e Humidade.


- Vazio de Qi e Sangue Sintomas: Dor surda no baixo abdómen no final do período que alivia com calor ou pressão; fluxo rosado, escasso e fino; pode haver aversão ao frio e extremidades frias, visão embaciada, compleição pálida e vertigens.


- Vazio de Xue e Essência Sintomas: O Vazio de essência do Rim não nutre as vísceras curiosas e produz vazio de Qi e sangue que não nutre os ossos, o cérebro e o útero: podem aparecer atrasos a nível do desenvolvimento físico e mental, debilidade dos ossos, vertigem, surdez, letargia e debilidade da função sexual: infertilidade e amenorreia. Normalmente alivia com pressão (baixada e agarrada á barriga). O sangue é de cor claro.


- Estagnação do Qì do Fígado (Emoções) Sintomas: Frustração, depressão associada a estagnação, sentimento de bloqueio, suspiros, sensação de distensão no peito, hipocôndrios ou abdómen, cefaleia. Podem aparecer uns pequenos quistos mamários. A menstruação apresentará alguns coágulos Nota: neste caso, se for ligeiro, pode não apresentar muitas mudanças.


- Estagnação de Qi e Sangue Sintomas: Dor distensa antes ou durante o período, fluxo, escasso e escuro ou púrpura impedido por coágulos, dor que melhora com a saída do coagulo, dor fixa, por vezes dor e distensão no peito, pode haver nervosismo, irritabilidade, cefaleias, náuseas e vómitos.


- Estagnação de Frio e Humidade no Útero Sintomas: Dor antes ou durante o período, fluxo escasso, vermelho e pequenos coágulos, pode ser arroxeado, membros frios, sensação de plenitude no abdómen e peito.


Prevenção:


1. Aplicar Moxibustão nos pontos Guan Yuan e Guilai ou aplicar botija de água quente na região do abdómen inferior.

2. Aconselha-se a prática de exercício físico moderado

3. Deve manter-se aquecida durante o período menstrual e evitar comidas cruas ou frias.

4. No caso de haver Deficiência, deverá ser tratada 2 semanas após o período.


5. No caso de haver excesso, o tratamento deverá ser iniciado uns dias antes do período mesntrual (mais ou menos 3 dias)


Fórmulas: Tao Hong Si Wu tang, Si Wu Tang, Dang Gui tang, Jia Wei Xiao Yang Tang, Xiao Yao tang.


Alimentos:

Comer fígado de animais, aipo, algas kelp e nori, gergelim preto, amora, ameixa, beterraba, repolho, couve-rábano, alho-francês, cebolinha, manjericão, louro, orégano, pimenta-do-reino, alecrim, açafrão, pêssego, litchi, leite de coco.


Para cada caso acima mensionado, o tratamento é diferente, pelo que deve consultar um técnico de Medicina Chinesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário