sábado, 7 de maio de 2011

Auto-Massagem = Mais Saúde


Uma das principais causas de doença é a estagnação, o impedimento do livre fluxo da energia pelo corpo.
Porque isto acontece?
Pelos estímulos emocionais (raiva, alegria excessiva, pensamento obsessivo, preocupação, tristeza, medo, susto, temor...), a alimentação, hábitos de vida, etc.
Como evitar:
Existem várias coisas que pode fazer para isso, como as terapias (acupunctura, farmacopeia chinesa, mudar a alimentação e os hábitos de vida, praticando exercício físico, taiji, qigong, meditação...)
No entanti, para este Post, vou falar um pouco como pode melhorar a sua condição através da massagem, com técnicas muito simples.
1- Massage suavemente com a palma da mão o baixo abdómen, para ambos os sentidos (horário e anti-horário) e até provocar calor - 3 a 5 minutos. Desta forma vai aumentar a sua energia e previnir/tratar problemas menstruais e gineculógicos, falta de energia e aquela barriguinha que não desaparece naquela zona.
2- Massage usando a mesma técnica, o abdómen e região epigástrica (a mão passa pela região epigástrica e pelo umbigo, em círculo). Desta forma previne/trata problemas digestivos, distensão abdominal, prisão de ventre/diarreia*, eructações, flatulência...
* se tem prisão de ventre dê predominância aos movimentos no sentido horário, enquanto que se apresentar quadros de diarreia dê predominância aos movimentos anti-horários.
3- Massage agora a região do tórax e previna/trate problemas respiratórios, opressão torácica, expectoração excessiva, dispneia...
4 - O 4º local a massajar com esta técnica é a região das costelas. Massage-a com movimentos circulares e descendentes. Desta forma irá tratar/previnir dor nos hipocôndrios, problemas digestivos e respiratórios, stress...
5 - Para terminar, massage a região lombar, para previnir dores e fortalecer a região, bem como os órgãos que aí se encontarm e que são muito importantes - Rins.
A massagem em cada um destes locais estará a influenciar o funcionamento de alguns órgãos importantes responsáveis pelo bom funcionamento do nosso corpo e que facilmente são afectados: Rins, Baço, Estômago, Pulmões, Fígado.
Pratique estes pequenos e fáceis exercícios todos os dias e verá a sua saúde melhorar significativamente.
Boas massagens. Se tiver dúvidas, esteja à vontade!

Sem comentários:

Enviar um comentário