sábado, 4 de junho de 2011

Indigestão

Esta é uma condição de má digestão devido a um estômago fraco, falta de enzimas digestivas, ou comer muito rápido. Isto provoca uma estagnação de alimentos no estômago, resultando em plenitude abdominal ou distensão, flatulência e diarreia.

Recomendações:
mamão, papaia, batata-doce, inhame, rabanete, gergelim preto, maçãs, alcachofra, coentros, nabo, salsa, laranja…

É importante comer devagar e mastigar bem os alimentos porque a digestão começa na boca (o estômago não tem dentes e os dentes que temos existem para alguma coisa).

Mais alimentos:
Papaia, ameixa, ananás, cevada, arroz.

Receitinhas:
1. Cozinhe por 30 minutos nabo, 3 a 4 pedaços de casca de tangerina ou laranja e 5 fatias de gengibre, por 20 minutos com 4 xícaras de água. Depois coe e beba 3 xícaras diariamente após cada refeição.
2. Coza por 15 minutos meio litro de água com casca de tangerina. Tome metade nas duas principais refeições ou simplesmente chupe a casca seca depois das refeições.
3. Comer mamão ou papaia duas vezes por dia.
4. Comer batata doce cozida com açúcar mascavo e água. Nos últimos três minutos de cozimento, adicione um pouco de vinho de arroz. Comer regularmente, durante duas semanas para melhorar a digestão.
5. Misture suco de rabanete e tomar após as refeições.
6. Bebida de maçã, limão, ou suco de laranja depois das refeições, ou comer uma
maçã após cada refeição.
8. Consumir 1/2 xícara de arroz exagerada (do fundo da panela)
misturado com funcho, cardamomo e casca de laranja.
9. Coma uma fatia de nabo crú depois das refeições.


Evite:
alimentos ricos em gordura, evite tensão e stress enquanto come, não se ponha a ler o jornal ou ver televisão enquanto come, pois desta forma leva a energia para longe da digestão.

Sem comentários:

Enviar um comentário