terça-feira, 14 de junho de 2011

Alimentos frios - lesão do Baço

Em consulta tenho observado várias pessoas que, na tentativa de emagrecer, optam por utilizar nas principais refeições salada com carne ou peixe, deixando de lado os hidratos de carbono e auntando a quantidade de legumes. Para juntar a isso ingerem imensa água por dia.

Observações:


1. O consumo excessivo de alimentos crus e frios podem levar a um enfraquecimento do Baço.




Porquê?




Vamos comparar o nosso Estômago e Baço, ou seja, os principais órgãos que intervêm no processo de transformação dos alimentos, a uma panela com água quente aquecida por lume.


Se colocamos alimentos mais quentinhos não temos necessidade de aumentar o lume (energia gasta na digestão). Desta forma não gastamos tanta energia.


Se por outro lado comemos muitos alimentos frios e crús, aí vamos ter que aumentar o lume para que o corpo aqueça esses alimentos, os cozinhe, triture e só depois proceda à sua absorção.


Então não devemos comer alimentos crús? nem frios?



Como em tudo, temos de observar o equilíbrio. Em tudo tem de estar representado Yin e Yang, alimentos mais frios e alimentos mais quentes, estação do ano e a constituição da pessoa.



O objectivo deste post é que não coma exageradamente alimentos frios e crús.


2. O consumo excessivo de água leva a uma debilidade do Baço, rins...

Porquê?



Já pensou que a água é ingerida e tem de ser absorvida, aquecida e passar por todo um processo dentro do corpo? Pois... e isso gasta energia e quando bebemos excessivamente vamos gastar muita energia. (lembre-se do exemplo da panela: se temos a água a uma temperatura e colocamos água fria, temos de aumentar o lume para que a água fique à temperatura que estava inicialmente)

Apesar do que é dito por muitos especialistas da Medicina Alopática (ocidental), o consumo de 2 litros de água diários é exagerado. o recomendado é 1l ou 1,5L no máximo quando estamos em tempo de calor.


Existem muitos pacientes que recebo que têm retenção de líquidos (ou seja, não eliminam devidamente os líquidos) e ainda bebem 2 litros de água por dia. Se não drena bem os líquidos e ainda ingere muita água, vai fazer mais retenção.


Nota: quando comer alimentos frios como alface, beringela, pepino... combine com alimentos de uma natureza mais quente como o alho, cebola, gengibre, vinagre, coentro...




3. Não se esqueça que a principal fonte de enrgia do corpo vem dos hidratos de carbono, tal como o arroz e cereais. Tem que ter atenção é à forma como os confecciona para que não tenham muita gordura nem muito sal e, claro, não comer exgeradamente (lembre-se do equilíbrio).

Sem comentários:

Enviar um comentário