Observações:
1. O consumo excessivo de alimentos crus e frios podem levar a um enfraquecimento do Baço.
Porquê?
Vamos comparar o nosso Estômago e Baço, ou seja, os principais órgãos que intervêm no processo de transformação dos alimentos, a uma panela com água quente aquecida por lume.
Se colocamos alimentos mais quentinhos não temos necessidade de aumentar o lume (energia gasta na digestão). Desta forma não gastamos tanta energia.
Se por outro lado comemos muitos alimentos frios e crús, aí vamos ter que aumentar o lume para que o corpo aqueça esses alimentos, os cozinhe, triture e só depois proceda à sua absorção.
Então não devemos comer alimentos crús? nem frios?
Como em tudo, temos de observar o equilíbrio. Em tudo tem de estar representado Yin e Yang, alimentos mais frios e alimentos mais quentes, estação do ano e a constituição da pessoa.
O objectivo deste post é que não coma exageradamente alimentos frios e crús.
2. O consumo excessivo de água leva a uma debilidade do Baço, rins...
Porquê?
Já pensou que a água é ingerida e tem de ser absorvida, aquecida e passar por todo um processo dentro do corpo? Pois... e isso gasta energia e quando bebemos excessivamente vamos gastar muita energia. (lembre-se do exemplo da panela: se temos a água a uma temperatura e colocamos água fria, temos de aumentar o lume para que a água fique à temperatura que estava inicialmente)
Apesar do que é dito por muitos especialistas da Medicina Alopática (ocidental), o consumo de 2 litros de água diários é exagerado. o recomendado é 1l ou 1,5L no máximo quando estamos em tempo de calor.
Existem muitos pacientes que recebo que têm retenção de líquidos (ou seja, não eliminam devidamente os líquidos) e ainda bebem 2 litros de água por dia. Se não drena bem os líquidos e ainda ingere muita água, vai fazer mais retenção.
Nota: quando comer alimentos frios como alface, beringela, pepino... combine com alimentos de uma natureza mais quente como o alho, cebola, gengibre, vinagre, coentro...
3. Não se esqueça que a principal fonte de enrgia do corpo vem dos hidratos de carbono, tal como o arroz e cereais. Tem que ter atenção é à forma como os confecciona para que não tenham muita gordura nem muito sal e, claro, não comer exgeradamente (lembre-se do equilíbrio).
Sem comentários:
Enviar um comentário