quinta-feira, 16 de junho de 2011

Boa Postura




Adoptar uma boa postura permite relaxar os músculos, suportar correctamente os órgãos internos e reduz as possibilidades de sofrer de dores e lesões. A boa postura dá mais espaço aos pulmões e costelas para se expandirem e, desta forma, a respiração ser mais profunda, relaxando e nutrindo mais o corpo.

Quando o corpo está alinhado, o peso distribui-se de forma mais uniforme, evitando tensões desnecessárias.

Boa Postura de pé:


Evite colocar todo o peso numa das ancas, desalinhando as costas e pescoço. Equilibre uniformemente o peso em ambas as pernas. o centro do crâneo deve estar alinhado com com pés. A pélvis deve estar centrada sobre os joelhos e os ombros alinhados com as ancas. O queixo e a mandíbula devem formar um ângulo recto com o pescoço. Os pés devem estar completamente apoiados, com o peso distribuido de forma uniforme por todo o pé. A separação dos pés deve ser igual à largura das ancas e com as pontas voltadas para a frente. deve estar com os ombros relaxados.


Boa postura sentado:


Evite "atirar-se" para o assento e cruzar pernas, tornezelos, o que prejudica em muito a coluna vertebral. Sentado,mantenha uma posição erguida, puxando o peito para fora sem tensão. Os ombros, cabeça, coluna e ancas devem estar alinhados. As coxas devem estar quase paralelas ao solo, os joelhos em ângulo recto e os pés perfeitamnete apoiados no solo. Não deixe a cabeça inclinar para a frente.


Boa Postura ao levantar pesos:



Quando se inclinar deve flectir os joelhos, manter as nádegas para trás e manter as costas rectas. quando levantar o peso do chão deve utilizar a força das pernas e não utilizar a força das costas.

Coloque o obecto o mais perto possível do corpo. Expire ao levantar o peso.

É importante seguir estas recomendações a fim de não vir a sofrer de tensões, hérnias, desgaste articular e dos discos vertebrais.