segunda-feira, 8 de junho de 2015

Estilo de Vida - Equilibre a sua saúde - Sono


O sono, o apetite. a actividade física e a alimentação adequados são as principais formas de mantermos a nossa saúde.

Nas minhas consultas cada vez mais faço recomendações aos meus pacientes no sentido de melhorarem o seu estilo de vida. Porquê?
Porque o que gera a doença são os hábitos e atitudes repetidas ao longo de um certo tempo. 

Há estudos feitos em todos os continentes que provam que dormir pouco tem um aumento do risco de hipertensão arterial, diabetes, obesidade, insónia, depressão, cancro, morte mais precoce e riscos cardiovasculares. 

Ao observar as pessoas muitas vezes verifico o seguinte padrão: falta de energia, dor de cabeça, olheiras, desmotivação, stress. Na grande maioria dos casos, estas pessoas não dormem as horas devidas nem no horário recomendado, muitas vezes para estarem a ver televisão ou estarem no computador.


Qual a hora ideal para deitar?

Recomendo deitar sempre antes das 23h. Se possível, por volta das 21h.
Entre as 21 e as 23h, as endrominas diminuem no corpo e a melatonina aumenta.
Com a diminuição das endorfinas vamos ficar menos activos e também podem aparecer as dores (visto terem um efeito analgésico).
Com o aumento da melatonina vamos ter mais sono e activa-se a regeneração celular.

Se não está a dormir nestas horas está a impedir o correcto restabelecimento do seu corpo, ou seja, vai envelhecer mais rápido e ficar doente mais facilmente.

Condições ideais para dormir e adormecer:

- No período antes de dormir, esteja num espaço com pouco ruído e pouca luz
- Lavar os pés com água quente
- dormir com uma almofada fresca (por exemplo de seda)
(aqui cumprimos um dos princípios de saúde: pés quentes e cabeça fresca)
- não realizar trabalho intelectual, como ler, pensar, etc. Pode substituir por uma meditação ;)
- se precisa trabalhar no computador ou outro tipo de trabalho, experimente deitar cedo e começar o dia um pouco mais cedo também ;)


Se não consegue dormi:

A Medicina Chinesa apresenta algumas alternativas eficazes, tais como a Acupunctura, a Fitoterapia Chinesa e a Massagem Tui Na.

Por exemplo a acupunctura estimula o sistema nervoso parassimpático, gerando um estado de calma tal como quando estamos a dormir.

Para mais informações, não hesite em contactar por email através de: josefontesmtc@gmail.com