domingo, 25 de setembro de 2011

Alimentos da Época


Porque a natureza nos dá o que precisamos, aproveite para comer a fruta e legumes da época e local onde está. Desta forma evitará doenças, pois protegerá o seu corpo dos factores climáticos adversos.
Nesta altura o tempo fica mais seco e dá origem a tosse seca, rouquidão, etc.
Para evitar estes males, utilize alimentos como nozes, amêndoas, maçã, diospiro, pêra, pêssego, uva, laranja... Ou seja, alimentos da época.

Para saber quais os alimentos apropriados para cada época consulte:
http://www.deco.proteste.pt/alimentos/fruta-e-legumes-na-epoca-ideal-s565941.htm

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Tofu Super Saboroso e Super Simples


Ingredientes:
Tofu
Cebola
Gengibre fresco
Pimento verde
Molho soja
Vinho arroz
Arroz carolino
Cenoura
Num tacho cozinhe o arroz e a cenoura
Num wook coloque o tofu*, a cebola, o pimento e o gengibre. Frite por alguns minutos e por fim adicione o molho de soja e o vinho de arroz.
* cozinhe o tofu por 5 minutos primeiro e escorra
Pode adicionar Mu Er ao salteado.
Aqui tem uma receita super rápida de confeccionar e equilibrada nutricionalmente.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Artrose

A artrose é provocada por um processo de deterioração da cartilagem que, em condições normais, teria a missão de evitar o atrito entre as extremidades dos ossos que constituem as articulações móveis, protegendo-as do desgaste. À medida que esta cartilagem vai perdendo a sua elasticidade e se tornando mais fina, até praticamente desaparecer, as extremidades dos ossos vão ficando unidas directamente e sofrendo uma progressiva deterioração que acaba por perturbar o funcionamento da articulação afectada.
A Medicina Chinesa diz-nos que esta doença tem na sua origem uma debilidade na função dos Rins. Muitas vezes é agravada com a penetração de factores patogénicos externos como o vento, frio e humidade.
O que fazer?
Primeiro deve reforçar o corpo e eliminar factores externos que estejam a aumentar as dores com ervas chinesas, alimentos (nozes, caju, sementes, mão de vaca...), acupunctura e massagem.
Dá Resultado?
Os resultados são muito bons, mas o tratamento tem de ser continuado por algum tempo, pois existe degeneração/desgaste e isso não é possível reverter da noite para o dia.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Espírito Tranquilo - um bem precioso


“Quando alguém está completamente livre de desejos, ambições e pensamentos que distraiam, indiferente à fama e ao lucro, a verdadeira energia daí irá despertar. Quando alguém concentra internamente o seu espírito e conserva uma mente em seu estado perfeito, como pode ocorrer qualquer doença?

Portanto, aqueles que forem capazes de copnservar uma aspiração em repouso, não terão medo quando algo terrível ocorrer. Aqueles que tenham corpos fortes, não se sentirão cansados após o trabalho e aqueles que tiverem um espírito tranquilo, sua energia primordial será moderada, seus desejos podem ser facilmente satisfeitos, bastando que não tenham ambição insaciável. É precisamente porque têm esta base espiritual que são capazes de se adaptar a qualquer ambiente. Eles não estão preocupados com a qualidade e estilo de roupa, mas sentem-se à vontade com os costumes locais. Eles não buscam ou admiram a vida material confortável dos outros, assim são tranquilos e honestos”
In Huang Di Nei Jing

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Eliminadores de Muco


Segundo os resultados que tenho visto com pacientes com muco, existem várias formas de eliminar mucosidades do corpo.
É importante ter em conta que este factor patogénico é de difícil eliminação e, uma vez eliminado, tem de ser mantido o tratamento, para evitar o seu reaparecimento.
Então aqui vão alguns métodos:
1. Exercício Físico: o exercício físico é um método importante, pois activa o metabolismo, activa a energia e as funções do corpo e elimina líquidos.
2. Regular a Alimentação: a alimentação é outro factor em ter em conta e é de extrema importância, pois é através dos erros alimentares que se gera maioritariamente a mucosidade. Devemos utilizar alimentos picantes, mornos, secos e evitar alimentos frios, gordurosos, densos, de difícil digestão (de maneira geral, mas lembre-se que cada caso é um caso)
3. Utilizar Ervas Chinesas - Fórmulas: as ervas chinesas, além de regular as funções do corpo, eliminam líquidos, mucosidades. ex: Banxia, Lu cha, Pu Er Cha, Fu Ling...
A combinação destes três métodos tem-se apresentado eficaz com todos os pacientes.