quarta-feira, 29 de junho de 2011

Caso Clínico - Falta de Ar


Paciente de 28 anos com ataque repentino de falta de ar.
Apresenta dificuldade em inspirar, falta de ar, opressão torácica, estava agitada.
Piora com o fumo e o calor.
Não tem crises há muito tempo, mas deu de repente.
Foi realizado um tratamento de acupunctura que a acalmou um pouco e lhe permitiu respirar melhor - Dingchuan, feishu, meichong, shanzhong, zhongfu, taixi.
De seguida fiz uma decocção de Chen Pi, Luo Han Guo, Sheng Jiang (eram, dos ngredientes que dispunha, os que achei mais indicados).
Objectivo das ervas:
Chen Pi: regular o qi do P
Luo Han Luo: aclarar calor do P
Sheng Jiang: dispersar o qi do P
Resultados:
Depois de tomar a decocção, a paciente já sorria porque já conseguia respirar. Foi quase instantâneo.

sábado, 25 de junho de 2011

Fortalecendo o trato digestivo




Hoje decidi fazer uma comidinha para fortalecer as funções do Baço e do Estômago.




Para tal utilizei os seguintes ingredientes:


Milho


Arroz


Abóbora


Tofu


Mu Er


Alho


Confecção:




Num tacho adicione alho, milho, arroz, abóbora, tofu frito e mu er. Acrescente água e uma pitada de sal (não exagere, coloque o mínimo possível).




Depois de ferver coloque no mínimo, tampe o tacho e deixe cozinhar.




quando estiver pronto pode adicionar ervas aromáticas como coentros ou cebolinho.






Bom Apetite!

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Arroz frito inventado no momento

Hoje fiz um arroz frito com os ingredientes que tinha à mão.
Ingredientes:
Azeite
Alho francês
ovo
Mu Er
Milho
Ervilhas
Arroz
Molho de soja, óleo de sésamo e vinho de arroz
Confecção:
Num wok com azeite aquecido, frite o ovo prviamente batido e no fim guarde.
De seguida coloque o alho fancês, o milho e as ervilhas e vá mexendo por alguns minutos. Agora adicione a alga, o ovo e o arroz. Colloque molho de soja e vinho de arroz. Vá mexendo.
Para finalizar adicione óleo de sésamo. Pode ainda acrescentar umas ervas aromáticas por cima, como cebolinho ou coentros.
Bom apetite!

domingo, 19 de junho de 2011

Chá da Alegria


Esta infusão utilizo para quando estou mais tristinho.
Dá uma alegria que só visto. No entanto não tome se já se sente muito alegre, se tem palpitações ou dor de cabeça.
Ingredientes:
Chá preto
Flor de canela
Flor de jasmim
Acção:
beneficia as funções do baço, regula e estimula as funções do Coração (bem, foi a forma mais "normal" que arranjei para explicar a acção da fórmula)

Infusão Preferida



A minha infusão favorita é constituido por:
Chá preto
Folhas de lotus
Flor de rosas vermelhas (em botão)
Flor de jasmim
Qual a sua acção?
Elimina mucosidades, melhora a respiração (casos de rinite e sinusite), acalma a mente (dá uma sensação de paz), activa as funções do baço, acalma o coração.
O cheiro é intenso e aromático, amargo e doce.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Boa Postura




Adoptar uma boa postura permite relaxar os músculos, suportar correctamente os órgãos internos e reduz as possibilidades de sofrer de dores e lesões. A boa postura dá mais espaço aos pulmões e costelas para se expandirem e, desta forma, a respiração ser mais profunda, relaxando e nutrindo mais o corpo.

Quando o corpo está alinhado, o peso distribui-se de forma mais uniforme, evitando tensões desnecessárias.

Boa Postura de pé:


Evite colocar todo o peso numa das ancas, desalinhando as costas e pescoço. Equilibre uniformemente o peso em ambas as pernas. o centro do crâneo deve estar alinhado com com pés. A pélvis deve estar centrada sobre os joelhos e os ombros alinhados com as ancas. O queixo e a mandíbula devem formar um ângulo recto com o pescoço. Os pés devem estar completamente apoiados, com o peso distribuido de forma uniforme por todo o pé. A separação dos pés deve ser igual à largura das ancas e com as pontas voltadas para a frente. deve estar com os ombros relaxados.


Boa postura sentado:


Evite "atirar-se" para o assento e cruzar pernas, tornezelos, o que prejudica em muito a coluna vertebral. Sentado,mantenha uma posição erguida, puxando o peito para fora sem tensão. Os ombros, cabeça, coluna e ancas devem estar alinhados. As coxas devem estar quase paralelas ao solo, os joelhos em ângulo recto e os pés perfeitamnete apoiados no solo. Não deixe a cabeça inclinar para a frente.


Boa Postura ao levantar pesos:



Quando se inclinar deve flectir os joelhos, manter as nádegas para trás e manter as costas rectas. quando levantar o peso do chão deve utilizar a força das pernas e não utilizar a força das costas.

Coloque o obecto o mais perto possível do corpo. Expire ao levantar o peso.

É importante seguir estas recomendações a fim de não vir a sofrer de tensões, hérnias, desgaste articular e dos discos vertebrais.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Alimentos frios - lesão do Baço

Em consulta tenho observado várias pessoas que, na tentativa de emagrecer, optam por utilizar nas principais refeições salada com carne ou peixe, deixando de lado os hidratos de carbono e auntando a quantidade de legumes. Para juntar a isso ingerem imensa água por dia.

Observações:


1. O consumo excessivo de alimentos crus e frios podem levar a um enfraquecimento do Baço.




Porquê?




Vamos comparar o nosso Estômago e Baço, ou seja, os principais órgãos que intervêm no processo de transformação dos alimentos, a uma panela com água quente aquecida por lume.


Se colocamos alimentos mais quentinhos não temos necessidade de aumentar o lume (energia gasta na digestão). Desta forma não gastamos tanta energia.


Se por outro lado comemos muitos alimentos frios e crús, aí vamos ter que aumentar o lume para que o corpo aqueça esses alimentos, os cozinhe, triture e só depois proceda à sua absorção.


Então não devemos comer alimentos crús? nem frios?



Como em tudo, temos de observar o equilíbrio. Em tudo tem de estar representado Yin e Yang, alimentos mais frios e alimentos mais quentes, estação do ano e a constituição da pessoa.



O objectivo deste post é que não coma exageradamente alimentos frios e crús.


2. O consumo excessivo de água leva a uma debilidade do Baço, rins...

Porquê?



Já pensou que a água é ingerida e tem de ser absorvida, aquecida e passar por todo um processo dentro do corpo? Pois... e isso gasta energia e quando bebemos excessivamente vamos gastar muita energia. (lembre-se do exemplo da panela: se temos a água a uma temperatura e colocamos água fria, temos de aumentar o lume para que a água fique à temperatura que estava inicialmente)

Apesar do que é dito por muitos especialistas da Medicina Alopática (ocidental), o consumo de 2 litros de água diários é exagerado. o recomendado é 1l ou 1,5L no máximo quando estamos em tempo de calor.


Existem muitos pacientes que recebo que têm retenção de líquidos (ou seja, não eliminam devidamente os líquidos) e ainda bebem 2 litros de água por dia. Se não drena bem os líquidos e ainda ingere muita água, vai fazer mais retenção.


Nota: quando comer alimentos frios como alface, beringela, pepino... combine com alimentos de uma natureza mais quente como o alho, cebola, gengibre, vinagre, coentro...




3. Não se esqueça que a principal fonte de enrgia do corpo vem dos hidratos de carbono, tal como o arroz e cereais. Tem que ter atenção é à forma como os confecciona para que não tenham muita gordura nem muito sal e, claro, não comer exgeradamente (lembre-se do equilíbrio).

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Sempre Jovem


Conselhos para pôr barreiras ao envelhecimento:
1. Descansar o suficiente = mais energia e melhor sistema imunitário
2. Rir-se até da coisa mais séria = mais endorfinas
3. Converter a crise em oportunidade
4. Alimentar-se das emoções que nutrem: alegria, amor, prazer...
5. Fazer amor (na medida certa, nem demais, nem a menos)
6. Relaxar
7. fazer exercício físico
8. dedicar tempo para si, família e amigos.
9. Fomentar as relações sociais.
10. cultivar a paciência, tolerância, compaixão e altruísmo.
11. Mimar as pessoas que gosta.
12. Alimentar-se correctamente.
13. Realize alongamentos e exercícios respiratórios.
Amadurecer não precisa significar envelhecer. A velhoce não começa quando
aparecem os cabelos grisalhos ou à medida que as rugas começas a sulcar na cara. Em realidade, a velhice é, em muito boa medida, um estado de espírito. As pessoas que vivem mais anos são aquelas que, apesar de terem 50 anos, dizem que se sentem como se tivessem vinte.
Para os mais novos, não esperem por ter 50 anos para se começarem a cuidar. Para se manter jovem por muito tempo é preciso cultivar esse estado de espírito e hábitos saudáveis desde cedo.
Seja sempre jovem!

sábado, 4 de junho de 2011

Indigestão

Esta é uma condição de má digestão devido a um estômago fraco, falta de enzimas digestivas, ou comer muito rápido. Isto provoca uma estagnação de alimentos no estômago, resultando em plenitude abdominal ou distensão, flatulência e diarreia.

Recomendações:
mamão, papaia, batata-doce, inhame, rabanete, gergelim preto, maçãs, alcachofra, coentros, nabo, salsa, laranja…

É importante comer devagar e mastigar bem os alimentos porque a digestão começa na boca (o estômago não tem dentes e os dentes que temos existem para alguma coisa).

Mais alimentos:
Papaia, ameixa, ananás, cevada, arroz.

Receitinhas:
1. Cozinhe por 30 minutos nabo, 3 a 4 pedaços de casca de tangerina ou laranja e 5 fatias de gengibre, por 20 minutos com 4 xícaras de água. Depois coe e beba 3 xícaras diariamente após cada refeição.
2. Coza por 15 minutos meio litro de água com casca de tangerina. Tome metade nas duas principais refeições ou simplesmente chupe a casca seca depois das refeições.
3. Comer mamão ou papaia duas vezes por dia.
4. Comer batata doce cozida com açúcar mascavo e água. Nos últimos três minutos de cozimento, adicione um pouco de vinho de arroz. Comer regularmente, durante duas semanas para melhorar a digestão.
5. Misture suco de rabanete e tomar após as refeições.
6. Bebida de maçã, limão, ou suco de laranja depois das refeições, ou comer uma
maçã após cada refeição.
8. Consumir 1/2 xícara de arroz exagerada (do fundo da panela)
misturado com funcho, cardamomo e casca de laranja.
9. Coma uma fatia de nabo crú depois das refeições.


Evite:
alimentos ricos em gordura, evite tensão e stress enquanto come, não se ponha a ler o jornal ou ver televisão enquanto come, pois desta forma leva a energia para longe da digestão.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Crianças - Dia Mundial da Criança


Nesta altura em que se festeja o dia mundial da criança páre para pensar se está a contribuir para uma saúde forte e vida saudável do seu filho.
Por vezes os pais cedem aos caprichos dos filhos, às birrinhas... acabando por lhes fazer as vontades e dar-lhes "porcarias" para comer: batatas fritas, muitos doces, muitos gelados, etc.
Outras vezes, o motivo que leva os pais a facilitarem é pensarem que eles são novos e nada de mal lhes acontece.
Bem, é verdade que eles são novos e por isso mais resistentes. No entanto não podemos esquecer que os estamos e educar com maus hábitos e "de pequenino se torce o pepino", ou seja, é desde pequeno que devemos incrementar os hábitos saudáveis que os guiarão até à idade adulta e, quiçá, até ao fim das suas vidas.
Outra questão que temos que observar é a sua condição de saúde no momento e pensar no futuro (próximo). Se derem aos vossos filhos todos os dias algo mau para comer (coca-cola, bolos, fritos...) depois aparecem ou já estão istaladas doenças como a asma, diabetes, obesidade, falta de concentração e rendimento escolar, irritabilidade, cansaço crónico, excessivo muco nasal, tosse, cara amarelada, obstipação ou diarreia...
Celebre esta altura pensando na melhor alimentação para o seu filho. Faça um plano alimentar saudável para toda a semana, para não criar mais uma tarefa diária. Recorra a uma nutricionista ou pergunte-me dicas que eu ajudo.
Seja saudável e multiplique-a pelos seus filhos!