segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Geradores de Muco


Cada vez mais, devido a diversos factores que irei referir, se observam mais pessoas com excesso de muco no corpo. Esse muco pode ser mais denso, mais aguado, mas está lá em excesso a bloquear as funções de corpo, a obstruir como uma lama a passagem da energia. Leva a sintomas como inchaço, sensação de peso no corpo, lentidão mental, problemas psíquicos, cansaço, má digestão, aumento de peso corporal, a língua tem um revestimento pegajoso, com aspecto de gordura ou manteiga, à volta tem marcas dos dentes...
O que leva ao seu excesso no corpo?
1- O excesso de "lanches" no dia-a-dia. cada vez mais as pessoas preferem comer sandes, saladas, bolos, cereais de pacote processados, por dizerem que não têm tempo para cozinhar ou porque não querem cozinhar só para elas.
Se a pessoa come isso, vai comer várias vezes porque não a satisfaz por longo tempo e acaba por andar o dia todo a petiscar estas coisas que não fazem nada bem ao corpo e que são muito "ricas" em açúcar, gorduras...
2- Consumo excessivo de produtos lácteos. os lacticínios são produtos que fortalecem o corpo. Desta forma, são produtos muito ricos e a sua digestão não é muito fácil. Assim sendo, se ingerimos grandes quantidades por dia, estamos a esforçar demasiado o corpo a transformar e eliminar e ele, se não está muito forte, não transforma nem elimina adequadamente estes produtos, gerando-se o muco. Imagine o que acontece se deixar o leite durante umas horas largas a uma temperatura de 37ºC.
Nota: quando ingere alimentos em excesso, além dos produtos lácteos, também dificulta o funcionamento dos principais órgãos responsáveis pela digestão, levando ao aparecimento de muco.
3- O stress. O stress bloqueia o funcionamento adequado dos órgãos. Se estes não funcionam bem, então não transformam correctamente os alimentos nem eliminam os resíduos adequadamente.
4- Excesso de actividade mental. Isto leva a um desgaste de energia do corpo (e sangue), principalmente do Baço. Se este não está a funcionar bem, então o aparecimento de muco é coisa certa.
5 - Sedentarismo. Se não se movimenta, não activa todo o seu corpo e prejudica as funções do Baço.
6- Excesso de alimentos frios. Muitas pessoas, especialmente as mulheres, pensam que para emagrecerem precisam é de comer muita salada. Bem, esta é fria, nutre os líquidos orgânicos, arrefece o metabolismo, arrefece o calor que é necessário para que se faça uma boa digestão (da mesma forma que precisamos de fogo para cozinhar os alimentos). Conclusão, abranda o metabolismo, debilita as funções dos órgãos responsáveis pela digestão, gera muco, retenção de líquidos e ainda podem ficar mais inchadas.
Existem mais causas, mas estas considero serem as principais, pelo que tenho visto em clínica.

Sem comentários:

Enviar um comentário