sexta-feira, 8 de abril de 2011

Medicina Chinesa - Introdução 6



Moxibustão

A Moxibustão consiste em aplicar Calor em áreas ou pontos do corpo, utilizando como componente a fonte de calor das folhas secas da Artemísia Vulgaris, Artemísia Sinensis ou Artemísia Argyi. As folhas da Artemísia são colhidas em Maio, secas ao sol e logo trituradas e peneiradas para separar o pó, a terra e os caules. Tritura-se e peneira-se novamente, separando os caules da lã. Quanto mais vezes se repetir o processo mais pura é a Moxa.

A Artemísia pura e suja são armazenadas em contentores secos, protegendo-a da Humidade. A Moxa armazenada por muitos anos possui uma qualidade superior e após 5 anos é de boa qualidade. Normalmente a Moxa de boa qualidade é usada para fabricar Cones a serem utilizados na Moxibustão Directa. A Moxa de qualidade baixa é utilizada para fazer Charutos a serem utilizados na Moxibustão Indirecta.

A Moxa é um dos tesouros da Medicina Chinesa, correspondente aos Métodos Externos e é um dos métodos mais potentes, terapeuticamente falando. Cura através do Calor, do seu Chi, do fumo e do seu óleo essencial. O fumo pode penetrar na pele afectando o Sistema Imunitário.

A Artemísia é de sabor Picante e Amargo, a sua Natureza é Morna e quando preparada é quente. Alguns médicos dizem que a sua natureza era Yang Puro.

Sem comentários:

Enviar um comentário